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Um briefing é fundamental para estratégias de marketing digital. Por meio dele, profissional e cliente se entendem e se comunicam de maneira clara e eficiente. Dessa forma, o briefing permite descobrir quais são as expectativas reais de um projeto. Por isso é tão importante saber como fazer um briefing.
O briefing é a etapa mais relevante do projeto. Quando bem elaborado pode esclarecer dúvidas e, principalmente, definir o escopo do projeto com todos os itens necessários desde o início até o seu final.
Como você deve imaginar, o briefing contém diversas informações, a partir de dados sobre um cliente, objetivos, valores, até a data de entrega. Confira neste artigo como criar um briefing perfeito em 8 passos.
O que é um briefing?
Muitas pessoas não conhecem a definição do termo briefing, que tem origem inglesa e seu significado é um conjunto de instruções, por se tratar de uma ferramenta muito utilizada por profissionais das áreas de Design, Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, estratégias de marketing digital, entre outras.
Dessa forma, o briefing é um documento com informações com as quais é possível encontrar um resumo do que deve ser executado em determinado projeto ou demanda.
Como vimos acima, o briefing deve conter informações extremamente relevantes para o desenvolvimento de um projeto, o que torna o seu uso obrigatório para todos os profissionais conforme a demanda solicitada.
Além disso, o briefing pode ser revisado e consultado quantas vezes for necessário, já que um projeto deve ser desenvolvido com base nas informações oferecidas pelos interessados. Dessa forma, é fundamental que o briefing tenha todos os dados necessários para que o projeto seja desenvolvido e entregue sem mudanças.
Como fazer um briefing em 8 passos
Quando falamos em preencher um briefing, qualquer informação é importante. Sendo assim, quanto mais o profissional souber sobre um cliente, mais eficiente será a realização do projeto, quanto mais detalhadas forem as informações, melhor será o resultado.
Geralmente o preenchimento deve ser feito com base em reuniões, mensagens, contatos, entre outras. Confira abaixo como desenvolver um briefing perfeito em 8 passos.
Reúna todas as informações sobre o cliente e produto
Um briefing deve conter informações, como telefones, emails, websites e um breve resumo da sua empresa para que o profissional entenda o contexto em que o negócio se encontra. Outras informações que o briefing deve conter são:
- tamanho da empresa;
- qual a quantidade de funcionários;
- nome do produto;
- tipo de projeto;
- quais as principais características que diferenciam a empresa em relação à concorrência;
- quais os principais pontos positivos e negativos.
Pesquise o mercado
Após reunir informações sobre cliente e produto, o próximo passo é desenvolver uma pesquisa de mercado para elaborar estratégias mais assertivas. Quando bem desenvolvidas, as pesquisas de mercado conseguem reunir as principais informações sobre concorrentes e o atual posicionamento da empresa no mercado.
Descubra quem é o seu público-alvo
Muitos empreendedores não sabem quem é o seu público-alvo, muito menos possuem uma persona bem definida. Então, como saber qual a melhor estratégia para seus consumidores sem que você saiba quem são eles?
Além da idade, muitas outras informações são utilizadas para definir esse público. Veja abaixo algumas delas:
- faixa etária;
- sexo;
- classe social;
- ocupação profissional de seus consumidores;
- desejos;
- hábitos;
- entre outras.
Portanto, inclua tudo o que souber sobre o seu público.
Saiba o objetivo do projeto
O briefing deve mostrar o que a empresa deseja e, assim como na pesquisa de mercado, entender de maneira aprofundada e conter tudo o que a empresa almeja com determinado projeto.
Então, mencione o que você deseja alcançar. Mais vendas? Aumentar o lucro? Fazer branding? Posicionamento de marca?
Se você não sabe onde quer chegar, provavelmente não vai saber quando chegar lá, não é mesmo?!
Budget
Caso você tenha um orçamento definido, ele deve ser incluído no briefing para que o projeto seja desenvolvido conforme as suas possibilidades, já que isso previne que sejam realizadas muitas correções na proposta.
Prazo
O briefing deve conter prazos e cronogramas. Existem empresas que exigem prazos mais apertados. Para outras, tempo e cadência são essenciais. Para definir o prazo da sua empresa lembre-se que prazo, investimento e qualidade são pilares do sucesso de uma gestão. Sendo assim, determine o prazo que é mais adequado para ela.
Informações estratégicas
Vale a pena incluir em seu briefing os principais movimentos da sua empresa, seja atingir uma nova região, lançar um produto, entre outros. Não é necessário um planejamento estratégico completo, porém ele deve orientar o rumo a ser seguido.
Benchmarking
O nome técnico é utilizado para definir as boas práticas dos seus concorrentes e podem ser utilizadas como referências para a sua empresa.
Como vimos, um briefing não precisa ser complicado. Em poucos passos ele pode ser bem desenvolvido e evitar futuros desentendimentos. Assim, ele é um documento obrigatório no desenvolvimento de um projeto que vai ajudá-lo do início ao fim.
Tem alguma dúvida sobre como fazer o briefing perfeito? Entre em contato e conheça as melhores oportunidades para você! Estamos esperando sua visita!